Início > Uncategorized > Foco na Qualidade ou na entrega?

Foco na Qualidade ou na entrega?

Outro dia Acompanhei em uma lista de discussão uma thread a cerca do que devemos dar foco no desenvolvimento de software: “Qualidade ou Entrega”?

Foi muito interessante essa discussão, que perdurou por dias, com várias colocações muito boas e outras que de certa forma me fizeram até rir: programadores dizendo que o gerente não sabe nada porque já programou em VB e o assunto meio que se desviou de rumo e tal. Mas fiquei então com a pergunta, vamos dar foco na “Qualidade” ou “na entrega”?

Desenvolver software não é simplesmente sentar na frente de um computador e começar a escrever muito código. São necessárias horas de conhecimento a ser adquirido sobre aquilo que será feito no mundo computacional que reflete o mundo real, além de se saber até onde do mundo real será espelhado no computacional. Muitas visões são geradas no processo de conhecimento de um domínio e o resultado deste conhecimento será o produto a ser entregue ao nosso cliente. Precisamos definir a Linguagem, a Arquitetura e a plataforma em que o software será desenvolvido entre outras questões. E isso não é uma tarefa fácil, mas é necessária.

Além de tudo o que precisamos levantar junto ao cliente e entre nós desenvolvedores temos um grande vilão que acompanha todo o projeto de software, o “Prazo”. Pois é, esse fator é crítico, pois mensurar tempo para um software ficar pronto é bem complexo, e a grande maioria não consegue cumprir os prazos.

O que vejo muito no ramo de desenvolvimento são clientes se apresentando como alguém que precisa de algo simples (não sabendo ele que isso não é verdade) e os desenvolvedores topando dar a solução. Aí que mora o perigo: o cliente muitas vezes não sabe a dimensão do problema dele e, uma vez que ele não sabe disso, muito menos nós saberemos até que um dia no meio do desenvolvimento começam a aparecer surpresas e mais surpresas.

O cliente precisa de uma solução para seu negócio, muitas vezes em prazo curto e buscando o menor custo. A questão é qual é a qualidade que o cliente deseja? É código? Requisitos? Ou Produto? Bom. quanto mais controles de qualidade maior é o custo e tempo, e o cliente precisa estar disposto a pagar por isso.

E ai o que fazer?

  • Fazer tudo na correria e entregar no prazo para honrar o acordo (Bancar o Herói)?
  • Desenvolver o software e ir informando o cliente do seu andamento, mas muitas das vezes não receber por isso (Visto que valores são discutidos antes do inicio do projeto)?

Acredito que uma forma legal é ter o cliente vendo o produto nascer. Não que ele esteja o tempo inteiro vendo o desenvolvimento, mas sim estando próximo o bastante para poder participar das decisões de projeto, onde a qualidade em quesitos tecnológicos pode ficar abaixo do esperado. Talvez até mesmo buscando a qualidade em quesitos funcionais (retirada de requisitos do escopo do projeto), ou até mesmo influenciando em alterações de prazo.
Só não tem como focar em qualidade deixando a entrega em déficit porque, entenda, a entrega também faz parte da qualidade. E na minha visão Qualidade é fazer tudo o que foi definido com o cliente. Em todos os aspectos.

Anúncios
Categorias:Uncategorized Tags:
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: